sábado, 16 de julho de 2011

Se não permanecer na fé perco a salvação?


Pergunta respondida por Mário Persona

Sua dúvida está em três versículos que aparentemente diriam que um crente em Jesus poderia perder sua salvação: Cl 1:1-23, Hb 6:4-6 e Hb 10:26-31. Não há como negar que são passagens que podem criar dúvidas, mas o que será que elas querem dizer:


Col 1:23 ...SE É QUE PERMANECEIS NA FÉ, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. 

Outra passagem parecida com esta é:

1Co 15:1-2 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, SE É QUE O CONSERVAIS tal como vo-lo anunciei; SE NÃO É QUE CRESTES EM VÃO

Para entender esta passagem primeiro precisamos lembrar que existem afirmações claras na Palavra, como a do Senhor em João 10:28-29 que não dependem de interpretação:

Joã 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 

Neste "ninguém" inclua o próprio crente. Muitas vezes a Palavra de Deus nos dá uma promessa que é garantida, mas ao mesmo tempo revela o que aconteceria se estivéssemos fora dessa promessa, porque é algo realmente óbvio e necessário de sabermos.

Um alerta faz mais sentido ainda se considerarmos que entre os cristãos colossenses e de outras assembleias onde essas cartas eram lidas, poderiam existir pessoas que apenas professavam crer, porém que ainda não eram convertidas de verdade. Esta é uma realidade em todos os lugares.

Mas e quanto ao convertido de verdade? O convertido pode sim cair, mas a diferença é que ele não fica caído.Prv 24:16 Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade.

Considerando a segurança que Deus nos dá em João 10 e outras passagens, eu entenderia a passagem de Colossenses mais ou menos assim, com se fosse o aviso do piloto durante o voo:

"Senhores passageiros, chegaremos ao nosso destino, SE vocês permanecerem dentro do avião".

Há duas coisas que precisam ser consideradas nesse aviso aí:

1. Quem for passageiro de verdade não vai querer de jeito nenhum sair do avião
2. Mesmo que tentasse fazê-lo, o piloto e os comissários não permitiriam.

Sua salvação é o avião, não há mais como escapar disso. Você só conseguiu entrar porque o piloto deixou, e só pode sair se o piloto permitir, o que ele não pretende fazer. Mas não deixa de ser verdade que "SE" você conseguisse escapar, então estaria perdido. A questão é que é impossível você escapar. Suponha que durante o voo você pergunte ao piloto em que ponto do voo você pode saltar. A resposta será "NUNCA!".

Lembre-se de que no nosso caso o PILOTO é Jesus. Os versículos a seguir revelam onde está a segurança do crente. Não em si mesmo, óbvio, achando que irá se manter firme sempre, mas no Senhor, que é o Salvador e Pastor das ovelhas, e no Deus Pai, a quem pertence cada ovelha, até a mais fraquinha. Lembre-se de que Pedro tinha tudo para ter se perdido. Quer coisa pior do que mentir e negar o Senhor para se proteger?

2Ts 3:3 Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno. 

1Co 1:8 o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

2Pe 1:10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição [estas coisas vêm de Deus, não de nós]; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 

Quanto às passagens em Hb 6:4-6 de Hb 10:26 que citou, eu e você conhecemos o nome de uma pessoa como a que é descrita ali. Alguém que teve todas as oportunidades, professou crer, desfrutou dos privilégios de alguém que conhece o Senhor, mas nunca o conheceu de fato. Judas! É desse tipo que o texto está falando. Não está falando de pessoas genuinamente convertidas, e a conclusão no versículo 39 deixa isso bem claro:

Heb 10:39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.

FONTEO que Respondi, site dirigido por Mário Persona

Nenhum comentário:

Postar um comentário