quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Declaração de Savoy: contexto histórico


Palácio de Savoy local da Assembléia de teólogos congregacionais
que originou a Declaração de Savoy

por Joelson Gomes
Pastor Congregacional e Vice-diretor do Seminário Teológico Evangélico Congregacional

Os Independentes congregacionalistas se tornaram uma força poderosa na nação inglesa. Mas, eram vistos a principio por muitos como mais uma das seitas que surgiram na Inglaterra na década de 1648-1658. Assim, para mostrar que eram nada mais que o Protestantismo ortodoxo, e mostrar que a doutrina Congregacional era concordante com a doutrina Reformada, começaram a pensar na elaboração de uma confissão de fé[1].

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Grande Batalha (J.C.Ryle)


Tratado escrito por
J. C. Ryle
Escrito em Helmingham, Suffolk, Inglaterra.




Todos os homens devem amar a paz. A guerra é um mal imenso, embora seja um mal necessário às vezes. As batalhas são acontecimentos sangrentos e angustiantes, apesar de que, as vezes as nações não podem manter os seus direitos sem as mesmas. Mas todos os homens devem amar a paz. Todos devemos orar por uma vida tranquila.

Tudo isso é verdade,  e ainda há uma guerra que vale a pena  lutar; uma batalha que deveríamos estar sempre lutando. A batalha da qual falo é a batalha contra o mundo, a carne e o diabo. Com estes inimigos nunca devemos estar em paz; desta guerra homem nenhum deve  procurar estar desencarregado, enquanto ele estiver vivo.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Um Olhar Salvador para Jesus


Spurgeon
banco da fé
21 de novembro

Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro

Essa é a promessa das promessas. Está posta no fundamento de nossa vida espiritual. A salvação vem por um olhar até Ele, que é "Deus justo e Salvador". Quão simples é a ordem!"Olhai para mim" quão razoável é o requerimento! Certamente a criatura há de olhar ao Criador. Temos olhado a outras partes por tempo suficiente, e já é hora de que o olhemos somente a Ele, que chama nossa esperança e promete dar-nos Sua Salvação.

Só uma olhada! Por acaso, não deveríamos olhar de imediato? Não devemos trazer nada conosco, antes, temos de olhar para fora e para cima, a nosso Senhor em Seu trono, até onde há ascendido desde a cruz. Uma olhada não requer preparação alguma, nem algum violento esforço: não é necessário talento nem sabedoria, riqueza nem força. Tudo o que necessitamos se encontra no Senhor nosso Deus, e se miramos a Ele para tudo, tudo será nosso, e seremos salvos.

Venham, vocês que estão longe, olhem aqui! Vocês que são os términos da terra, voltem seus olhos para esse lugar! Assim como os homens podem ver ao sol e gozar da sua luz desde as regiões mais apartadas, da mesma forma, vocês que jazem nos limites da morte e nas próprias portas do inferno podem, por uma olhada, receber a luz de Deus, a vida do céu, a salvação do Senhor Jesus Cristo, que é Deus, e que, portanto, é capaz de salvar.

___________________________

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lançai Fora o Medo (sermão, de C.H.Spurgeon)

Nº 930
Pregado na noite de domingo de 10 de abril de 1870
Por Charles Haddon Spurgeon
No Tabernáculo Metropolitano, Newington, Londres


Acesse e baixe esse sermão em Scribd


“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”
 Isaías 41:10.


Se não houvesse nada no sermão desta noite, irmãos, no texto já haveria o suficiente para satisfazer sua boca com coisas boas, de forma que sua juventude possa ser renovada como a da águia. Que o Espírito Santo estenda a vocês uma mesa no deserto. E que Ele possa dar a vocês o apetite para se alimentar, pela fé, desses manjares reais, os quais, assim como a comida que Daniel e seus companheiros se alimentaram, os tornarão bem favorecidos diante de Deus e dos homens.

A Responsabilidade Pelos Que Perecem (João Calvino)

"Não se deve causar estranheza que Paulo atribua a Timóteo a obra de salvar a Igreja, porquanto todos os que são conquistados para Deus são salvos, e é por meio da pregação do evangelho que somos unidos a Cristo. E assim, como a infidelidade ou negligência de um pastor é fatal à Igreja, também é justo que sua salvação seja atribuída à sua fidelidade e diligência. É deveras verdade que é unicamente Deus quem salva, e que nem mesmo uma ínfima porção de sua glória é transferida para os homens. Mas a glória de Deus não é de forma alguma ofuscada em usar Ele o labor humano para outorgar a salvação.

Por conseguinte, nossa salvação é dom de Deus, visto que ela emana exclusivamente Dele e é efetuada unicamente por seu poder, de modo que ele é o único Autor. Mas esse fato não exclui o ministério humano, tampouco nega que tal ministério possa ser o meio de salvação, porquanto é desse ministério, segundo Paulo diz em outra parte, que depende o bem-estar da Igreja (Ef 4:11). Esse ministério é por natureza inteiramente obra de Deus, pois é Deus quem modela os homens para que sejam bons pastores e os guia por intermédio de Seu Espírito e abençoa seu trabalho para que o mesmo não venha a ser infrutífero. Se um bom pastor é nesse sentido a salvação daqueles que o ouvem, que os maus e indiferentes saibam que sua ruína será atribuída aos que têm responsabilidade sobre eles. Pois assim como a salvação de seu rebanho é a coroa do pastor, assim também todos os que perecem serão requeridos das mãos dos pastores displicentes."


Fonte: João Calvino. Pastorais. 1 Timóteo 4:16, pg 124. Editora Fiel

domingo, 17 de julho de 2011

A DECLARAÇÃO DE SAVOY - Sobre os Magistrados Civis

Capitulo 24- Sobre os Magistrados Civis

1. Deus, o Senhor supremo e Rei de todo o mundo, ordenou magistrados civis para estar sob ele, e sobre o povo para sua própria glória e para o bem público, e para esse fim os armou com o poder da espada, para a defesa e encorajamento dos que fazem o bem, e para a punição dos malfeitores.

2. É lícito aos cristãos aceitarem e exercerem o ofício de magistrado quando chamado para isso: na gestão do qual, eles devem manter especialmente a justiça e a paz, de acordo com as leis salutares de cada comunidade, assim para essa finalidade eles podem agora debaixo do novo testamento legitimamente fazerem guerra mediante uma justa e necessária ocasião.   

3. Contudo o magistrado é obrigado a incentivar, promover e proteger os Mestres e a profissão do evangelho, e gerenciar e ordenar administradores civis com devida subserviência ao interesse de Cristo no mundo, e para esse fim deve tomar cuidado que homens de mentes e conversas corruptas licenciosamente não publiquem e divulguem blasfêmias e erros em sua própria natureza, subvertendo a fé e inevitavelmente destruindo as almas dos que os recebem; ainda que nas diferenças sobre as doutrinas do evangelho ou formas de adoração a Deus como pode acontecer com homens exercitando uma boa consciência as manifestando em suas conversações e mantendo as bases, sem perverter os outros em seus caminhos ou culto que diferem entre eles, não há nenhuma justificativa para que os magistrados sob o evangelho tirem sua liberdade.

4. É dever do povo orar pelos magistrados, honrarem suas pessoas, lhes pagarem tributos e outros encargos, obedecerem suas ordens legais, e serem submissos a sua autoridade por causa da consciência. Infidelidade ou diferenças na religião não anulam a justa e legal autoridade do magistrado, as pessoas não estão livres de obedecê-los: incluindo as pessoas do Clero, muito menos tem o Papa qualquer poder ou jurisdição sobre eles em seus domínios, ou sobre nenhum do seu povo e muito menos destituí-los de seus domínios ou vidas, se ele os julgar serem hereges, ou qualquer outro pretexto.



O amor a Cristo é parte da santidade (Bispo J.C.Ryle)

"Amas-me?"(João 21:16) Um amor por alguém é um dos sentimentos comuns à natureza humana. Desafortunadamente, algumas vezes as pessoas colocam seu amor em objetos indignos. Quero reclamar um lugar para Quem é mais digno de nosso amor: Jesus Cristo! Isso não é algo que somente os fanáticos fazem - a própria salvação que os crentes desfrutam é possível devido somente pelo que Cristo fez. Então, como os crentes não podem amar Ele? A santidade não pode existir sem o amor a Cristo. Quero fazer duas observações sobre esse tema. A primeira é:

I. O VERDADEIRO CRISTÃO TEM UM SENTIMENTO ESPECIAL DE AMOR A CRISTO. Existe muitas coisas que os cristãos creem e fazem no curso de suas vidas cristãs. Porem, o mais notável enquanto aos verdadeiros crentes é seu amor por seu Senhor. O conhecimento bíblico, a fé, a reverência e a obediência a Deus, todas essas são coisas que se verão na vidas do crente. Porem, os verdadeiros crentes vão mais longe: amam a Cristo. Uma pessoa pode carecer de um claro conhecimento, pode ter um valor que vacila, ou até mesmo pode cair em pecado. Mas, se amará a Cristo, nenhuma dessas coisas a conduziria a destruição eterna. "Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema." Paulo escreveu em 1 Coríntios 16:22. O próprio Jesus disse aos judeus: "Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis" (João 8:42) . E depois de Sua ressurreição, Jesus fez três vezes essa pergunta a seu discípulo Pedro: "amas-me?" (João 21:15,16 e 17) Essas são palavras que examinam a fundo a realidade de nossa religião. Simples e fáceis de entender, são palavras grandemente escrutinadoras. Se  desejam conhecer o segredo desse sentimento para Cristo, o apóstolo João informa-nos: "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro" (1 João 4:19) Nós lhe amamos por tudo o que tem feito por nós. Os crentes foram redimidos da culpa, do poder e das consequências do pecado - e agora recebem de Cristo cotidianamente, vida e fortaleza espirituais segundo intercede por eles no céu. O devedor ama ao amigo que inesperadamente paga por ele a totalidade de sua dívida? A pessoa que está afogando-se ama aquele que mergulha no oceano e a resgata? O indivíduo que encontra-se preso em uma casa em chamas ama aquele que arrisca sua própria vida ao lançar-se nas chamas para resgatá-lo? Inclusive uma criança poderia responder essas perguntas! Exatamente da mesma maneira, e por razões similares, o verdadeiro crente ama a Cristo.

Algumas considerações

a) O amor a Cristo é o companheiro inseparável da fé salvadora em Cristo. Se uma pessoa não possui amor a Cristo, podem estar certos que não possui uma verdadeira fé em Cristo

b) O amor a Cristo é o melhor motivo para toda obra feita para Cristo. Existe uma grande diferença entre o cuidado de uma babá por uma criança enferma, e o cuidado de uma mãe por seu filho enfermo. Uma atua por um sentido de dever, enquanto que a outra age motivada pelo afeto do amor. Uma presta seu serviço porque se lhe paga para que o faça; a outra faz  o que faz levada pelo amor do coração a sua criança. Sucede exatamente o mesmo no concernente ao serviço a Cristo. Todos os grandes obreiros da Igreja, através dos tempos, tem sido eminentemente amantes de Cristo

c) Devemos ensinar especialmente as crianças o amor a Cristo. Existe muitas coisas da verdade cristão que são difíceis de entender para as crianças. Porem, o amor a Jesus é algo que está ao alcance de seu entendimento

d) O amor a Cristo é o ponto no que todos os cristãos, procedentes de diferentes ramos da igreja cristã, podem se unir precedendo de suas diferenças em outros aspectos. "Eu não posso falar muito a favor de Cristo" - disse um ancião sem educação - "mas ainda que não possa falar em favor Dele, eu posso morrer por Ele!"

_____________
 
Aspectos da Santidade, por J.C.Ryle, em Allan Roman
tradução Armando Marcos

sábado, 16 de julho de 2011

Se não permanecer na fé perco a salvação?


Pergunta respondida por Mário Persona

Sua dúvida está em três versículos que aparentemente diriam que um crente em Jesus poderia perder sua salvação: Cl 1:1-23, Hb 6:4-6 e Hb 10:26-31. Não há como negar que são passagens que podem criar dúvidas, mas o que será que elas querem dizer:


Col 1:23 ...SE É QUE PERMANECEIS NA FÉ, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. 

Outra passagem parecida com esta é:

1Co 15:1-2 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, SE É QUE O CONSERVAIS tal como vo-lo anunciei; SE NÃO É QUE CRESTES EM VÃO

Para entender esta passagem primeiro precisamos lembrar que existem afirmações claras na Palavra, como a do Senhor em João 10:28-29 que não dependem de interpretação:

Joã 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 

Neste "ninguém" inclua o próprio crente. Muitas vezes a Palavra de Deus nos dá uma promessa que é garantida, mas ao mesmo tempo revela o que aconteceria se estivéssemos fora dessa promessa, porque é algo realmente óbvio e necessário de sabermos.

Um alerta faz mais sentido ainda se considerarmos que entre os cristãos colossenses e de outras assembleias onde essas cartas eram lidas, poderiam existir pessoas que apenas professavam crer, porém que ainda não eram convertidas de verdade. Esta é uma realidade em todos os lugares.

Mas e quanto ao convertido de verdade? O convertido pode sim cair, mas a diferença é que ele não fica caído.Prv 24:16 Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade.

Considerando a segurança que Deus nos dá em João 10 e outras passagens, eu entenderia a passagem de Colossenses mais ou menos assim, com se fosse o aviso do piloto durante o voo:

"Senhores passageiros, chegaremos ao nosso destino, SE vocês permanecerem dentro do avião".

Há duas coisas que precisam ser consideradas nesse aviso aí:

1. Quem for passageiro de verdade não vai querer de jeito nenhum sair do avião
2. Mesmo que tentasse fazê-lo, o piloto e os comissários não permitiriam.

Sua salvação é o avião, não há mais como escapar disso. Você só conseguiu entrar porque o piloto deixou, e só pode sair se o piloto permitir, o que ele não pretende fazer. Mas não deixa de ser verdade que "SE" você conseguisse escapar, então estaria perdido. A questão é que é impossível você escapar. Suponha que durante o voo você pergunte ao piloto em que ponto do voo você pode saltar. A resposta será "NUNCA!".

Lembre-se de que no nosso caso o PILOTO é Jesus. Os versículos a seguir revelam onde está a segurança do crente. Não em si mesmo, óbvio, achando que irá se manter firme sempre, mas no Senhor, que é o Salvador e Pastor das ovelhas, e no Deus Pai, a quem pertence cada ovelha, até a mais fraquinha. Lembre-se de que Pedro tinha tudo para ter se perdido. Quer coisa pior do que mentir e negar o Senhor para se proteger?

2Ts 3:3 Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno. 

1Co 1:8 o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

2Pe 1:10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição [estas coisas vêm de Deus, não de nós]; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 

Quanto às passagens em Hb 6:4-6 de Hb 10:26 que citou, eu e você conhecemos o nome de uma pessoa como a que é descrita ali. Alguém que teve todas as oportunidades, professou crer, desfrutou dos privilégios de alguém que conhece o Senhor, mas nunca o conheceu de fato. Judas! É desse tipo que o texto está falando. Não está falando de pessoas genuinamente convertidas, e a conclusão no versículo 39 deixa isso bem claro:

Heb 10:39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.

FONTEO que Respondi, site dirigido por Mário Persona

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Diretrizes de como conduzir-se a si mesmo na Caminhada Cristã - Jonathan Edwards

Nessa carta, o teólogo e pastor Jonathan Edwards aconselha uma jovem a quais passos seguir para uma boa caminhada na vida cristã: é uma carta muito útil a todos até mesmo nos dias atuais


tradução: Armando



Diretrizes de como conduzir-se a si mesmo na Caminhada Cristã - Jonathan Edwards

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sobre a Ressurreição de Cristo (Santo Agostinho)

Por Agostinho, Bispo de Hipona
segundo o Evangelho de São Marcos
1ºtrecho do sermão
(P.L. 38, 1104-1107)


A ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo lê-se estes dias, como é costume, segundo cada um dos livros do santo Evangelho. Na leitura de hoje ouvimos Jesus Cristo censurando os discípulos, primeiros membros seus, companheiros seus  porque não criam estar vivo aquele mesmo por cuja morte choravam. Pais da fé, mas ainda não fiéis; mestres - e a terra inteira haveria de crer no que pregariam, pelo que, aliás, morreriam - mas ainda não criam. Não acreditavam ter ressuscitado aquele que haviam visto ressuscitando os mortos. Com razão, censurados: ficavam patenteados a si mesmos, para saberem o que seriam por si mesmos os que muito seriam graças a ele.

E foi deste modo que Pedro se mostrou quem era: quando iminente a Paixão do Senhor, muito presumiu; chegada a Paixão, titubeou. Mas caiu em si, condoeu-se, chorou, convertendo-se a seu Criador.

Eis quem eram os que ainda não criam, apesar de já verem. Grande, pois, foi a honra a nós concedida por aquele que permitiu crêssemos no que não vemos! Nós cremos pelas palavras deles, ao passo que eles não criam em seus próprios olhos.

A ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo é a vida nova dos que crêem em Jesus, e este é o mistério da sua Paixão e Ressurreição, que muito devíeis conhecer e celebrar. Porque não sem motivo desceu a Vida até a morte. Não foi sem motivo que a fonte da vida, de onde se bebe para viver, bebeu desse cálice que não lhe convinha. Por que a Cristo não convinha a morte.

De onde veio a morte?

Vamos investigar a origem da morte. O pai da morte é o pecado. Se nunca houvesse pecado ninguém morreria. O primeiro homem recebeu a lei de Deus, isto é, um preceito de Deus, com a condição de que se o observasse viveria e se o violasse morreria. Não crendo que morreria, fez o que o faria morrer; e verificou a verdade do que dissera quem lhe dera a lei. Desde então, a morte. Desde então, ainda, a segunda morte, após a primeira, isto é, após a morte temporal a eterna morte. Sujeito a essa condição de morte, a essas leis do inferno, nasce todo homem; mas por causa desse mesmo homem, Deus se fez homem, para que não perecesse o homem. Não veio, pois, ligado às leis da morte, e por isso diz o Salmo: “Livre entre os mortos” [Sl 87].

Concebeu-o, sem concupiscência, uma Virgem; como Virgem deu-lhe à luz, Virgem permaneceu. Ele viveu sem culpa, não morreu por motivo de culpa, comungava conosco no castigo mas não na culpa. O castigo da culpa é a morte. Nosso Senhor Jesus Cristo veio morrer, mas não veio pecar; comungando conosco no castigo sem a culpa, aboliu tanto a culpa como a castigo. Que castigo aboliu? O que nos cabia após esta vida. Foi assim crucificado para mostrar na cruz o fim do nosso homem velho; e ressuscitou, para mostrar em sua vida, como é a nossa vida nova. Ensina-o o Apóstolo: “Foi entregue por causa dos nossos pecados, ressurgiu por causa da nossa justificação” [Rm 4,25].

Como sinal disto, fora dada outrora a circuncisão aos patriarcas: no oitavo dia todo indivíduo do sexo masculino devia ser circuncidado. A circuncisão fazia-se com cutelos de pedra: porque Cristo era a pedra. Nessa circuncisão significava-se a espoliação da vida carnal a ser realizada no oitavo dia pela Ressurreição de Cristo. Pois o sétimo dia da semana é o sábado; no sábado o Senhor jazia no sepulcro, sétimo dia da semana. Ressuscitou no oitavo. A sua Ressurreição nos renova. Eis por que, ressuscitando no oitavo dia, nos circuncidou. 


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ser como Cristo (Paul Washer)


Por Paul Washer ( original aqui)

Usualmente quando não há poder de Deus, vamos as regras e dizemos :" somos espirituais porque fazemos isto e não fazemos aquilo outro". Meu querido amigo, a marca da espiritualidade é a fragância de Cristo em nossas vidas; e a fragância de Cristo em cada aspecto de quem somos como pessoas.

Mas quero que entendam algo: que as pregações e os ministérios e as grandes coisas não são a marca do sucesso. É a fragância de Cristo em tua vida.

Deves observar, deves ver, deves olhar. Qualquer tonto pode pregar; porem ser como Jesus Cristo; essa é a pergunta de minha vida.

Devo confessar-lhes que muitas vezes olho para mim no espelho da Palavra de Deus e não vejo a Jesus Cristo em Paul Washer. E, que importa todo o ministério? que importa todo o ruído e o sonido da bateria? A pergunta para mim é esta: Sou conforme à imagem de Cristo? e não só no âmbito da igreja. Sei como montar o Show, com minha esposa e com meus filhos. E voçes com tua esposa e teus filhos, teu esposo e filhos os que te rodeiam, teus vizinhos, isso determinará... isso determinará se estas revestido de Jesus Cristo. Esse é o desafio. Deus pode ganhar o mundo, Deus pode fazer toda classe de coisas. Deus não necessita de mim, mas ordena que eu seja como Seu Filho, e isso é tudo; e , meu querido amigo, é suficiente, é suficiente.

Agora, que significa estar revestido de Jesus Cristo?

Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; . quero por atenção especial am algo, só por um momento. "Vós SOIS", é uma afirmação; não diz que o cristão "tem que converter-se em", nem sequer diz neste ponto que o cristão deve "atuar como". Ele diz "Vós sois".

Do que temos que considerarmos hoje é uma palavra muito importante na filosofia. Vem da palavra grega "Onto" , e é "Ontologia", o estudo do ser . Hoje nos preocupamos muito com o que fazemos e não o suficiente acerca de quem somos. Que somos? O que sou? Quem sou? SOU como Cristo? Sou testemunho? Em minha própria vida,e inclusive ante vocês* (* ?), hoje, aparento ser muito mais espiritual do que realmente sou?! Não se trata do que faço , e sim de quem SOU. SER , nas maiores profundezas, no núcleo de minha pessoa.

Diz: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Este texto me aterroriza. Realmente o faz, todos conhecemos a doutrina da perseverança dos santos; todavia ao mesmo tempo não podemos negar que através das Escrituras nos é advertido que devemos ser cuidadosos, nós é advertido que devemos ser cuidadosos... Bem, quando se prega, no entanto, deste texto, sempre se trata de fazer algo, somos o sal da terra, assim que como sal da terra necessitamos sair do saleiro; necessitamos ser essa influência no mundo, necessitamos fazer estas coisas.

Gostaria de dizer-lhes que essa não é a interpretação contextual do texto. Quando pegas um versículo e o usa simplesmente como um cliché, este perde seu significado. Quero que vejamos o que está dizendo, diz: " Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? "

Há certas propriedades , elementos se tu queres, do sal. Se tiras esses elementos podes por inclusive algo melhor em seu lugar, podes ter algo bom, porem já não tens sal. Há certas características do sal, e se tiras essas carcteristicas , já não é sal! Então o que nos esta dizendo? Há certas características de ser cristão que não podem ser substituídas. Há elementos principais e necessários do que significa ser cristão e tais coisas NÃO PODEM ser substituídas, sem fazer que o termo "cristão" careça de sentido.

Agora nos perguntamos, quais são os elementos necessários para ser um cristão? De ser cristão, não para fazer coisas cristãs, senão quais são os elementos necessários para ser cristão. Não se trata de como entrar na vida cristã, entramos na vida cristã por fé em Jesus Cristo; porém, uma vez que estamos ai, de que se trata realmente?!

O que acabo de expor é que há certas características do cristão, de ser um cristão; se essas características são removidas, oh meu amigo, como dizem na Inglaterra, "pode ter algo bom", contudo não tens cristianismo. Então quais são estas... Temos só que recorrer a Bíblia e recolher certos versículos? NÃO, de novo, o contexto! O que significa ser cristão? Que quer Deus de você?

"Bem-aventurados os pobres de espírito", e "Bem-aventurados os que choram", e "Bem-aventurados os mansos" e "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça" e "Bem-aventurados os misericordiosos" e "Bem-aventurados os limpos de coração" e "Bem-aventurados os pacificadores" e "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça". Acabo de descrever o vestir-se, a estrutura, a fragância de Jesus Cristo!

Estou tão cansado de só fazer, tão cansado de reduzir minha vida cristã ao que faço e como atuo. Jesus Cristo vem a mim, seu julgo é fácil e sua carga leve e me diz isto: "Não é o que faz, porque posso levantar pedras para fazer o que fazes, e que façam melhor que tú. Porém Paul, é o selo que pus sobre ti, o decreto e a esperança, é que seja conforme minha imagem." Que sejas conforme... isso é o que deseja, e te digo hoje que todos os problemas, e sim, toda maioria dos problemas na sua vida vem do que você NÃO é, de teu caráter, do que és como pessoa.

Tudo vem do que não estamos pondo suficiente ênfase onde deve ser colocado, e é em ser como Jesus! Todos querem FAZER algo, quando devemos querer SER algo!


terça-feira, 12 de julho de 2011

A Cruz de Cristo (sermão completo de Paul Washer)

No. 1
Sermão pregado por
Paul David Washer
Pastor e diretor da agência missionária Heartcry


E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Marcos 15:34)

Um de meus maiores pesos é que raramente a cruz de Cristo é explicada. Não é suficiente dizer “Ele morreu” – já que todos os homens morrem. Não é suficiente dizer “Ele morreu nobremente” – já que os mártires fazem o mesmo. Temos que entender que não temos proclamado em sua plenitude a morte de Cristo com poder salvífico até que tenhamos aclarado a confusão que a rodeia e expor seu verdadeiro significado a nossos corações. Ele morreu levando as transgressões de Seu povo sofrendo o castigo divino pelos seus pecados: Ele foi abandonado por Deus e moído debaixo da ira Dele em seu lugar.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

domingo, 10 de julho de 2011

A importância da virtude nos guias espirituais


John MacArthur
A verdade para hoje
21 de maio

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. (Filipenses 3:17)

Os guias espirituais são essenciais para a igreja porque precisamos ver o cristianismo sendo vivido diante de nós. Paulo disse a Timóteo: "Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma." (1 Tm 4:12) Um guia espiritual deve levar uma vida exemplar porque deve mostrar a outros o caminho. As pessoas podem ver a perfeição em Cristo e podem ler sobre Paulo, mas também precisam de alguém a quem possam observar e com quem possam falar. precisam ver a virtude, a humildade, o serviço altruísta, a disposição para sofrer a devoção a Cristo, o valor e o crescimento espiritual na vida de alguém próxima a elas.

Um grande peso em meu coração é que pastores e anciãos de todas as igrejas sejam o tipo de exemplos que Deus os ordena que sejam. É muito importante ensinar a verdade, porem,é de igual maneira importante que essa verdade seja reforçada por uma vida virtuosa.

tradução: Armando Marcos

sábado, 9 de julho de 2011

Do Conhecimento de si mesmo e da Graça - Juan de Valdés

tratado escrito pelo proto-reformador e religioso espanhol Juan de Valdés, da época da Reforma Protestante, sobre a necessidade de se conhecer a si mesmo e a Deus para receber a Graça de Deus
Do Conhecimento de si mesmo e da Graça - Juan de Valdés

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Breve Relatório de Zwinglio da Conferência de MARBURGO1


Graça e Paz de Deus.

    Vou escrever sobre o que com o maior interesse desejas saber.

    Assim que chegamos a Marburgo, sempre acompanhados, vigiados e bem protegidos, e depois de apresentados a Lutero com os seus, o príncipe2  determinou o seguinte:

Das condições da Igreja e o papado - João Hus

Artigos do tratado contra o ‘magister’ Estêvão (Stephan) Paletsch

"1. Se um papa, bispo ou prelado se encontra em estado de pecado mortal, não continua sendo papa, bispo ou prelado.

2. A graça da eleição é o laço que une indissoluvelmente o corpo da igreja e a cada um dos seus membros com a cabeça.

3. Se um papa for mau ou, inclusive, abjeto, então é - igual ao apóstolo Judas - um diabo, um ladrão e um filho da podridão.
4. ... e um pastor só de nome.

5. Um papa não é e não pode ser chamado 'santíssimo' como resultado do seu ministério, porque se assim fosse, também poderiam chamar ao rei ‘santíssimo' como resultado do seu ministério, e torturdores, guerreiros e diabos poderiam ser chamados 'santos'. 

6. Se um papa levar uma vida contrária a Cristo, chegou ao seu cargo não por Cristo mas por outra via, ainda que, visto humanamente, sua eleição tenha sido legítima, canónica e de acordo com as normas.

7. A condenação dos quarenta e cinco artigos do Wyclif pelos doutores não é razoável nem justa, e o motivo citado por eles - que nenhum dos artigos é católico, pelo contrário, cada um é herético, errado ou molesto – é inventado.

Artigo do tratado contra o ‘magister’ Estanislao de Znaim (Stanislav von Znaim)

8. Não existe nem o menor indício de que tenha de haver uma cabeça que oriente a Igreja em assuntos espirituais e esteja sempre presente na a igreja beligerante.

9. Sem essas cabeças estranhas, Cristo orientaria a Sua igreja melhor através dos seus discípulos em todo mundo.

10. Pedro não era o pastor geral das ovelhas de Cristo, e tampouco era bispo romano.

11. Os Apóstolos e os sacerdotes fiéis ao Senhor dirigiram eficientemente a Igreja em todos os assuntos importantes para a salvação antes de que se fosse introduzido o ministério papal. E assim o fariam até ao dia do juízo, se o papado acabasse por alguma razão possível.

FONTE: Da internet (Segundo uma edição alemã do ano de 1968)

João Hus (Huss) nasceu em Hussinetz, na Boémia, por volta de 1370 e morreu em 6 de julho de 1415 na fogueira em Constança.








É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE TEXTO SEM CITAR NA ÍNTEGRA ESTA FONTE